C O N C U R S O

PARTICIPE

Os 3 primeiros colocados de cada categoria   e faixa etária receberão a premiação:

O Livro “A Pequena Alemanha”

Para celebrar os 200 anos da imigração alemã em Nova Friburgo, a Fundação D. João VI convida artistas de todas as idades a participar do Concurso de Desenho e Poesia "Paisagens de Nova Friburgo". Esta é uma oportunidade especial para capturar a beleza e a história de nossa cidade através de versos e da arte, comemorando dois séculos de rica herança cultural.

CONCURSO DE DESENHO

Inspirados pelos esboços de Ernst Hasenclever, um viajante alemão que em 1840 desenhou as paisagens friburguenses com um olhar atento e apaixonado, e pelas criações contemporâneas do artista canadense Guy Laramée, que retrata a natureza local em esculturas e telas singulares, convidamos você a explorar e desenhar a essência de Nova Friburgo.

CONCURSO DE POESIA

Inspirados pelas narrativas e ilustrações de Ernst Hasenclever, um viajante alemão que, em 1840, registrou as paisagens friburguenses com um olhar singular, e pelas obras contemporâneas do artista canadense Guy Laramée, que transforma nossa natureza em esculturas e telas magníficas, convidamos você a explorar a essência e o espírito de Nova Friburgo através da poesia.

INSPIRE-SE NAS ARTES DE ERNST HASENCLEVER E GUY  LARAMÉE

Sobre Ernst Hasenclever: Ernst Hasenclever, nascido em 1814 no Ducado de Berg, veio ao Brasil em 1837. Durante suas viagens entre 1838 e 1840, ele documentou as paisagens e o cotidiano de Nova Friburgo em diários e desenhos, oferecendo uma visão única e esperançosa da região.

Sobre Guy Laramée: Guy Laramée, um artista plástico canadense que reside em Nova Friburgo há dois anos, se inspira nas paisagens locais para criar obras que dialogam com a natureza e a história da cidade. Influenciado pelo Romantismo de Caspar David Friedrich, Laramée nos oferece uma nova perspectiva de nossa cidade através de suas telas e esculturas.

REGULAMENTO

REGRAS  E INSTRUÇÕES PARA O CONCURSO DE POESIA


IMPORTANTE:

IMPORTANTE

OS PARTICIPANTES DEVEM ESTAR ATENTOS A DATA FINAL PARA ENTREGA DO MATERIAL

26/7/2024

REGRAS  E INSTRUÇÕES PARA O CONCURSO DE DESENHO

IMPORTANTE:

IMPORTANTE

OS PARTICIPANTES DEVEM ESTAR ATENTOS A DATA FINAL PARA ENTREGA DO MATERIAL

26/7/2024

QUERO PARTICIPAR